"TRIBUTO À CIDADE QUE DURANTE 400 ANOS FOI
A MAIS IMPORTANTE DO BRASIL E HOJE TEM SEU
LEGADO ESQUECIDO E ABANDONADO
"


Atualizada dia: 11 de junho de 2017



Para conhecer a história da cidade do Rio de Janeiro clique em "Sua História", para ver fotos e conhecer seus bairros clique em "Seus Encantos".


"Per muitas vezes tenho escrito a V. A. que mande a estas partes ate dez criados seus e que seyão homes que tenham allgua obriguação e honrra pera servirem nas capitanias de oficiaes de sua fazenda e de capitaes e doutras cousas quando comprir.

Eu entrey no Rio de Janeiro que esta nesta costa na capitania de Martim Afonso 50 lleguas de São Vicente e 50 do Espirito Santo, mando ho debuxo della a V. A. mas tudo he graça que se della pode dizer senão que pimte quem quiser como deseje hum Rio, isso tem este de Janeiro, parece me que V. A. deve mandar fazer ally hua povoação honrada e boa porque ya nesta costa nom há rio em que entrem franceses senão neste e tirão delle muita pimenta e fuy sabedor que hum ano tiraram 50 pipas he tirarão quanta quiserem pagar, os matos andão da callidade deste de ca de que V. A. deve ter enformação e escusar se hia com esta povoação armada nesta costa e não ponha V. A. isto em traspaço porque allem de ser necesario pera o que diguo devia V. A. ally de ter outro ouvidor gerall porque está em pasagem pera toda a costa daly e desta cidade ser provida com Justiça e com brevidade por respeito das monções e se eu não fiz fortaleza este ano no dito Rio como me V. A. escrevia foy por que o nom pude fazer por ter pouqua gente e não me parecer siso desarmarme por tantas partes e acerqua deste caso he de outra bahia que se chama Angra dos Reis e dará a V. A. llargua emformação Pero de Guois.

Carta do Governador Tomé de Sousa ao Rei D. João III,
escrita da Cidade de Salvador, em 1 de junho de 1553.
O original encontra-se no Arquivo Nacional da Torre de
Tombo, gavetas 18, maço 8, doc 8.

Esta página foi desenvolvida por Jane Bomsuccesso Moreira
e Marcíllio André - Rio de Janeiro.
Clique no primeiro nome para conhecer: o histórico desta página; sua bibliografia
e o mapa do site e no segundo nome para conhecer a página do webdesigner.