Centro Rua 1º de Março Esplanada Castelo Praça XV de Novembro Largo da Carioca Praça da República Av. Presidente Vargas Largo de S. Francisco
Avenida Rio Branco Praça Mauá Praça Marechal Âncora Lapa Santa Teresa Avenida Chile Praça Tiradentes

CENTRO - PRAÇA MAUÁ



A Praça Mauá - Sua História

A Praça Mauá era, de início um grande alagadiço - a Praia de Nossa Senhora que depois passou a ser conhecida apenas como Prainha, era o principal ancoradouro das embarcações que do fundo da Baía traziam alimentos para a cidade. Ficava localizada desde o Morro de São Bento até a encosta do Morro da Conceição, na Sesmaria pertencente a Manuel de Brito que chegava até a atual Rua Visconde de Inhaúma.

Entre 1904 e 1910, foi construído o Porto do Rio de Janeiro, para permitir que grandes embarcações pudessem atracar em um porto adequado ao crescimento da cidade e de suas atividades comerciais, deixando de ficar fundeadas no meio da Baía de Guanabara, como acontecia até aquela época.

O Porto do Rio foi durante muito tempo o principal Porto do Brasil, mas depois de ser superado pelo Porto de Santos, entrou em decadência até ser totalmente desativado e permanecer apenas o Porto de Contêiners, que se mantêm em atividade na Ponta do Cajú. Toda a região da Rodrigrues Alves perdeu importância e foi se degradando.

Na primeira década do Século XXI, devido à perspectiva de realização de grandes eventos na cidade, a restauração da região ganhou importância e atualmente está em desenvolvimento o projeto do Porto Maravilha da Prefeitura da Cidade visando uma completa reestrutura da região. Muitos obras já foram realizadas e muitas estão em andamento, visando estarem prontas até 2016, data da realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro, devido a este fato a região da Praça Mauá e da Rodrigues Alves virou um verdadeiro canteiro de obras, que tem inclusive tornado o trânsito na área muito mais difícil.

Em março de 2013 foi inaugurado o Museu de Arte do Rio - MAR e também já foi recuperada a região do antigo Cais do Valongo. Está em construção o Museu do Amanhã ao lado do Terminal Marítimo de Passageiros da Praça Mauá - o Pier Mauá, estão sendo recuperados armazéns e o próprio Terminal Marítimo. A parte de mobilidade será totalmente reestruturada, o Elevado da Perimetral já foi demolido e foram construídos o Túnel 450 Anos do Rio e a Via Binário do Rio. A área da Rodrigues Alves vai se tornar um imenso calçadão por onde vão trafegar os Veículos Leves Sobre Trilhos - VLT.




Vistas gerais da Praça Mauá, mostrando os prédios da Praça e do início da Avenida Rio Branco como o Edifício Avenida Rio
Branco I. Na primeira pode se ver dois transatlânticos atracados no Pier, o prédio da extremidade esquerda é o prédio de A Noite,
ao fundo pode se ver o Parque Estadual da Pedra Branca. A segunda tem como limite direito o mesmo Edifício de A Noite e mostra
a região do Arsenal de Marinha e do Mosteiro de São Bento. As duas fotos abaixo mostram também o Arsenal de Marinha com
seus navios atracados e prédios da Praça e da região da redondeza como a Praça Quinze de Novembro.



Retorna ao Início da Página



A Praça Mauá - Ontem e Hoje

A Praça Mauá - Ontem




As três fotos destacam importantes pontos da Praça Mauá:

  • o Edifício de A Noite, um jornal vespertino que já circulou pela cidade, este prédio foi construído em 1929 e em 1937 nele passou a funcionar a Rádio Nacional, foi o primeiro arranha-céu da cidade com seus 22 andares e um dos primeiros edifícios a utilizar o concreto armado;

  • a Estátua de bronze com 8,5 metros de altura, de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, que deu seu nome à Praça, tendo o Edifício de A Noite por trás. É uma obra de Rodolfo Bernadelli, inaugurada em 1910, por iniciativa do Clube de Engenharia;

  • o Terminal Marítimo de Passageiros da Praça Mauá - Pier Mauá, um pequeno edifício com elementos Luis XVI que contracenam com a torre medieval do relógio. Em seu interior existem interessantes vitrais Art Nouveau. Em segundo plano pode der visto o Edifício Príncipe D. João e a seu lado o outro prédio que atualment formam o Museu de Arte do Rio - MAR.


O prédio da Polícia Federal, outro importante ponto da Praça que ocupa um imenso quarteirão, possui fachadas para a Avenida Rodrigues Alves, para a Avenida Venezuela, para a Rua Edgard Gordilho e para a Rua Américo Rangel. Na fachada da Rua Rodrigues Alves existe uma imensa torre que marca o centro da grande fachada.



Duas vistas da Praça Mauá, na área do Porto do Rio de Janeiro, podendo se ver o prédio de A Noite, o Terminal Marítimo de Passageiros e diversos prédios da Praça. Na segunda foto aparece também o Convento de São Bento e o início da Avenida Rio Branco como o Edifício Avenida Rio Branco I.

A Praça Mauá - A Praça Mauá em Obras

Desenvolvimento das Obras de Restauração da Praça Mauá em 2013



As cinco fotos mostram a Praça Mauá como um grande canteiro de obras que inclui até a restauração do prédio de A Noite, as fotos foram tiradas do terraço do Museu de Arte do Rio - MAR em 2013. O Elevado da Perimetral ainda está presente nesta fase. A primeira foto mostra o espaço em que está sendo construído o Museu do Amanhã.




Desenvolvimento das Obras de Restauração da Praça Mauá em 2015



As duas fotos acima mostram a obras da Praça Mauá em março de 2015 tiradas do Museu de Arte do Rio - MAR, já se pode
ver o grande calçadão em que a Praça vai se transformar com a demolição do Elevado da Perimetral.



As duas fotos acima mostram a obras da Praça Mauá em agosto de 2015 tiradas do Museu de Arte do Rio - MAR, já se pode notar a
abertura do calçadão mais próximo do Edifício A Noite, os trilhos do Veículo Leve Sobre Trilhos - VLT já estavam sendo colocados e
a evolução das obras de paisagismo.

A Praça Mauá - Após a Inauguração do Museu de Arte do Rio - MAR



A foto acima e a primeira ao lado, tiradas do MAR,
mostram as obras da Praça em maio de 2015, quando já se,
pode ver o adiantamento das obras do Museu do Amanhã.
A segunda ao lado, também tirada do MAR, mostra o vão
entre seus dois prédios descortinando os Edifícios de A
Noite e o Avenida Rio Branco I.



Acima pode se ver as duas importantes torres existentes na Praça Mauá. A primeira do prédio da Polícia Federal mostrada anteriormente, a
segunda do Terminal Marítimo de Passageiros da Praça Maúa - o Pier Mauá. As duas fotos foram tiradas do terraço do Museu de Arte do Rio.

A primeira foto abaixo, tirada do Museu de Arte do Rio - MAR, mostra o Edifício Avenida Rio Branco I e uma parte do prédio do Colégio de São Bento tendo em segundo plano as torres da Igreja de Nossa Senhora de Monserrate.

As outras duas fotos tem como destaque o Edifício de A Noite, de lado, na segunda pode se ver o Edifício Avenida Rio Branco I, no início da Avenida Rio Branco.




A Nova Praça Mauá - Reinaugurada em 7 de setembro de 2015

Placa Comemorativa da reinauguração da Praça
Mauá, nos 450 Anos da Cidade e a marca da
Olimpíada na Praça - CIDADE OLÍMPICA
.





O conjunto de fotos mostra o grande calcadão em que a Praça Mauá se transformou e todo o seu entorno: o Arsenal de Marinha; o Museu do Amanhã; os prédios que iniciam a Avenida Rio Branco, os edifícios de A Noite e o Avenida Rio Branco I; o Museu de Arte do Rio - MAR; o prédio da Receita Federal e o Terminal Marítimo de Passageiros.

No centro de todo este espaço encontra-se o majestoso pedestal onde fica a Estátua de Irineu Evangelista de Souza - o Barão de Mauá, que deu nome à Praça e foi retirado dela durante o período de obras. O calcadão será atravessado pelos Veículos Leve Sobre Trilhos - VLT, e os trilhos já estão colocados. Os VLT's virão da Avenida Rio Branco e seguirão seu percurso pela Avenida Rodrigues Alves e vice-versa. O trânsito de outros veículos que vem da Rua Primeiro de Março em direção ao Porto será feito pelo Túnel 450 Anos, que já está pronto e funcionando e passa por baixo do calçadão.















Aqui o Barão de Mauá aparece vistoso junto com os mais importantes prédios da Praça: o Edifício de A Noite; o Edifício Avenida Rio Branco I e o Museu de Arte do Rio - MAR, também na primeira foto abaixo.









As obras continuam na Avenida Rodrigues Alves como se vê na foto acima, as duas fotos abaixo mostram o Arsenal de
Marinha e o Monumento em Homenagem à Marinha Brasileira
.



Retorna ao Início da Página



Terminal Marítimo de Passageiros da Praça Mauá - Pier Mauá

A Estação Marítima de Passageiros da Praça Mauá fica localizada em um pequeno edifício com elementos Luis XVI que contracenam com a torre medieval do relógio. Em seu interior existem interessantes vitrais Art Nouveau. A Estação já passou por duas restaurações nos últimos anos, na primeira ela foi aumentada, com a restauração de alguns armazéns do porto, visando ampliar e melhorar os serviços para o grande número de navios que atualmente atracam no Porto do Rio e a grande quantidade de passageiros que embarcam e desembarcam em cruzeiros. Na segunda, o prédio do Pier foi restaurado com o objetivo de adaptá-lo a Nova Praça Mauá, reinaugurada em 2015.


As três fotos mostram o prédio do Pier Mauá restaurado
para a reinauguração da Nova Praça Mauá.


As fotos abaixo mostram a Estação de Passageiros e os armazéns que foram restaurados para melhor atendimento dos passageiros, tendo sido feito entre os armazéns uma praça para facilitar a mobilidade. A foto ao lado mostra o navio MSC Música se afastando-se do Pier para iniciar um Cruzeiro.










Continua na página CENTRO - PRAÇA MAUÁ - MOSTEIRO DE SÃO BENTO
 




Retorna à página CENTRO
Retorna ao início da página