JOGOS OLÍMPICOS
RIO 2016
Os Jogos Olímpicos
no Rio de Janeiro
RIO 2016
Região do Maracanã
RIO 2016
Região da Barra da Tijuca
RIO 2016
Região de Copacabana
RIO 2016
Região de Deodoro

RIO 2016 - REGIÃO DA BARRA DA TIJUCA

TÊNIS DE MESA E BADMINGTON



Tênis de Mesa

Um Breve Histórico do Esporte Tênis de Mesa

O Tênis de Mesa surgiu na Inglaterra no Sculo XIX, imitando o jogo de Tênis em um ambiente fechado, objetos do dia a dia eram usados como equipamento: uma fileira de livros poderia ser usada como rede, uma rolha de garrafa como bola e uma caixa de charutos como raquete. A popularidade do jogo fez com que as empresas de brinquedos iniciassem a venda de equipamentos comercialmente. As raquetes antigas eram muitas vezes feitas de madeira que fazia muito barulho, dando origem ao nome Ping Pong. A partir daí surgiu o nome largamente usado até que a empresa inglesa J. Jaques registrou a marca em 1901 e então os outros fabricantes passaram a usar o nome Tênis de Mesa. O mesmo ocorreu nos Estados Unidos onde Jaques vendeu os direitos do nome para os Parker Brothers. Uma inovação importante foi feita por James Gibb, um inglês apaixonado pelo jogo, que descobriu umas bolas de celuloide em uma viagem aos Estados Unidos em 1901 e achou que seriam ideais para o jogo. Logo em seguida, em 1903, E.C. Goode inventou uma versão moderna da raquete, com uma borracha colada sobre a lâmina de madeira.

A popularidade do Tênis de Mesa cresceu a partir de 1901 quando Torneios foram organizados e um Mundial não oficial ocorreu em 1902. Em 1921, foi criada uma Associação de Tênis de Mesa e em 1926 a Federação Internacional de Tênis de Mesa - ITTF. Londres sediou o primeiro Mundial em 1927, mas o Tênis de Mesa só se tornou Esporte Olímpico em Seul - 1988 quando foram disputados Torneios Masculinos e Femininos, tanto no Individual como de Duplas. Na Olímpíada de Sidney - 2000 os Torneios de Duplas foram substituído pelo Torneio de Equipes. O último Campeonato Mundial de Tênis de Mesa Individual ocorreu em maio de 2017, na cidade de Dusseldorf na Alemanha, no Quadro de Medalhas, a China ficou em primeiro lugar com 10 medalhas: quatro de Ouro, três de Prata e três de Bronze.

No Brasil, os iniciantes da prática do esporte eram turistas ingleses que por volta de 1905, começaram a implantá-lo no país. No ano de 1912 foi disputado o primeiro Campeonato por Equipes na cidade de São Paulo, sagrando-se vencedor o Vitória Ideal Clube. Até então, o Tênis de Mesa era praticado somente em casas particulares e em clubes. Os Campeonatos e Eventos brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM.

Embora tenha se iniciado na Europa o Tênis de Mesa tornou-se muito popular na China sendo o segundo esporte em popularidade no país que tem cerca de 10 milhões de praticantes federados. Tal popularidade é fruto da massificação promovida pelo líder comunista Mao Tse-Tung devido à adaptação do esporte a espaços reduzidos, ideal para o país mais populoso do mundo. No mundo, estima-se que há 300 milhões de praticantes ocasionais e cerca de 40 milhões de praticantes federados distribuídos entre 186 Federações filiadas à Federação Internacional.

A superioridade da China é tamanha que a romena Angelica Rozeanu-Aldestein, campeã em 1955, foi a última não-asiática a vencer o Campeonato Mundial Feminino. O gigante chinês desde que entrou no Programa Olímpico do Tênis de Mesa conquistou 24 Medalhas de Ouro. Além dos chineses, apenas outros dois países subiram ao lugar mais alto do pódio: três vezes a Coréia do Sul e uma a Suécia. A última vez que um chinês não ficou com Ouro em um Torneio Olímpico de Tênis de Mesa foi em Atenas-2004 quando o sul-coreano Seungmin Ryu derrotou o chinês Hao Wang na Final Individual daquele ano e outro chinês Liqin Wang completou o pódio com a Medalha de Prata. Os chineses dominaram por completo a conquista de Medalhas de Ouro em duas edições consecutivas dos Jogos em Atlanta - 1996 e Sidney - 2000, ficando com todas as Medalhas de Ouro do Torneio. O fato se repetiu em Pequim - 2008, Londres - 2012 e não foi diferente no RIO 2016 onde os chineses além de conquistarem quatro Medalhas de Ouro ainda ficaram com duas Medalhas de Prata.

No Torneio Feminino a pequena campeã Deng Yaping precisou superar o preconceito antes de se tornar uma verdadeira lenda da Modalidade, com apenas 1,50m de altura, Deng só conseguiu ser convocada para a Seleção Chinesa de Tênis de Mesa em 1988, quando tinha 15 anos. Isso poderia ter ocorrido antes, já que aos 13 anos, Deng já era a campeã chinesa, mas acabou preterida por causa da sua estatura. O talento da mesatenista falou mais alto de 1989 a 1997, período em conquistou impressionantes nove títulos mundiais, entre Simples e Duplas. Nas Olimpíadas, também teve desempenho impressionante conquistando em Barcelona - 1992 e Atlanta - 1996, a Medalha de Ouro em Simples e Duplas. Em 1999, foi reconhecida como a Personalidade Esportiva do Século na China, coroando a brilhante carreira.

O objetivo do jogo é marcar pontos e isto acontece quando o adversário manda a bola para fora da mesa, no lado oposto ao seu ou quando ele não alcança a bola uma vez que a bola tenha batido no lado de sua mesa. A bola só pode bater uma vez de cada lado da mesa. No saque a bola deve tocar uma vez em cada metade da mesa, caso isso não ocorra, o jogador que efetuou o saque dá um ponto para o adversário. Vence o mesatenista que consegue ganhar 3 sets nas partidas de 5 sets ou 4 sets nas partidas de 7 sets. Em cada set pode se obter 11 pontos, quando há empate em 10 pontos, vence quem colocar dois pontos de vantagem sobre o adversário.

As bolas antes do ano 2000 tinham cerca de 38mm, mas neste ano foram substituídas pelas de 40mm nos Jogos Olímpicos de Sidney - 2000, com o objetivo de aumentar a sua resistência ao ar e tirar velocidade para que os espetadores pudessem ver melhor o jogo e desta maneira aumentar a sua popularidade.



Existem vários tipos de táticas usados para o mesatenista efetuar os pontos, os mais usados são os chamados efeitos que a raquete causa na bola. Os efeitos mais conhecidos e utilizados são:
CATO Faz com que a bola tenha um giro oposto ao oponente, também chamado de movimento "revés", caso ele não receba a bola de forma adequada e apropriada para esse tipo de efeito, a bola tende a bater na raquete e parar na rede, sem chances de passar por cima dela. Esse tipo de efeito pode ser usado como uma estratégia de defesa que faz com que o oponente fique sem reação para receber a bola.
TOPSPIN Esse efeito é usado para fazer com que a bola saia do efeito cato, fazendo com que a bola tenha um giro muito rápido cortando totalmente o giro posto pelo oponente, só pode ser aplicado essa estratégia, quando a bola estiver saindo da mesa, pois esse efeito exige um movimento bem aprimorado, iniciando com a raquete um pouco abaixo do joelho e terminando com a raquete próximo a testa. Quando essa estratégia é executada perfeitamente, o oponente tem muita dificuldade para bloquear a bola, pois ela fica com uma combinação perfeita de velocidade e muito efeito. Com o Topspin é possível retornar a qualquer tipo de batimento, tanto mais rápidos com pouco efeito, quanto mais lentos com muito efeito. Quando o oponente recebe o Topspin, as chances de acerto são grandes, pois a bola tende a bater na raquete e ir para fora da mesa, ou ir parar na rede.
DRIVER Este é um efeito de bola rápida, geralmente usado para finalizações de jogadas. Essa estratégia exige um movimento rápido do jogador fazendo com que ele raspe a parte superior da bola, criando um efeito e uma velocidade muito grande, por ser um movimento muito veloz, o oponente geralmente tenta bloqueá-lo, então abre espaço para o jogador ter varias opções de ataque. As chances de conquistar o ponto com essa estratégia é muito grande, por causa da alta velocidade e do efeito.
OVER-DRIVER É uma estratégia muito ousada, pois é um ataque em cima de um ataque, um Driver em cima de um Driver. Essa estratégia pode ser considerada como suicida pelo fato da velocidade que a bola está, mas quando é executada com sucesso, o oponente tem muita dificuldade de bloquear a bola, pois além dela estar com muita velocidade, a qualidade do efeito é praticamente dobrada. É necessário que o jogador esteja bem posicionado para executar um Over-driver, o movimento do braço é basicamente curto e muito rápido, a raquete inicia um pouco acima da cintura e termina próximo a testa, além da batida na bola que deve ser bem aprimorada, o jogador precisa saber qual o sentido do efeito que a bola está e atacar em cima dela como forma de bloqueio. Por ser uma estratégia surpresa, as chances de ponto é muito grande.


O Tênis de Mesa nos Jogos Olímpicos - RIO 2016 -

Os Torneios de Tênis de Mesa são organizados por chaves, e todas as partidas são Eliminatórias. O saque muda de dono a cada dois pontos, ou a cada ponto quando o placar está empatado em 10 a 10. Nas Duplas, os jogadores se revezam a cada rebatida de bola. Ao longo dos anos, várias transformações tentaram tornar o esporte mais equilibrado. Nos Eventos de Equipe, cada partida consiste em uma melhor de cinco sets, sendo quatro sets de Simples e um de Dupla.

Das 28 Medalhas de Ouro disputadas em toda a história do esporte nos Jogos Olímpicos, 24 foram para a China. No RIO 2016 das 12 medalhas disputadas, a China conquistou 6 Medalhas sendo as quatro de Ouro e mais duas de Prata.

Os equipamentos necessários para a prática deste esporte são: a mesa; a rede; a bola e as raquetes. A bola é feita de celuloide ou material plástico similar e deve ter 40 mm de diâmetro. A raquete é feita de 85% de madeira, não havendo limite para tamanho da mesma. A figura ao lado mostra as especificações dos equipamentos.

As Provas de Tênis de Mesa no RIO 2016 foram disputadas no Rio Centro principal Centro de Convenções e Exposições da cidade, tendo o Tênis de Mesa utilizado o Pavilhão 3.

A Modalidade Tênis de Mesa, nas Olimpíadas RIO 2016, foi realizada entre os dias 6 e 17 de agosto, com a disputa de quatro Provas. O Brasil participou com seis mesatenistas: três Masculinos e três Femininas, todos competiram no Individual e em Equipe. O melhor desempenho brasileiro coube a Hugo Calderano que atualmente é o maior destaque do Tênis de Mesa brasileiro, mas terminou na nona posição na Prova Individual Masculina. A Equipes Masculinas e Femininas também terminaram na nona colocação.

Os Infográficos utilizados nos Esportes: Tênis de Mesa e Badmington foram obtidos no site: Rede Nacional do Esporte - http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/megaeventos/olimpiadas/modalidades.

PARTICIPAÇÃO NO TÊNIS DE MESA
TORNEIOS MASCULINO E FEMININO
56 Países
172 Atletas
4 Modalidades de Provas
12 Medalhas
EQUIPE DO BRASIL NO TÊNIS DE MESA
EQUIPE MASCULINA
Hugo Calderano
Cazuo Matsumoto
Gustavo Tsuboi
EQUIPE FEMININA
Lin Gui
Caroline Kumahara
Bruna Takahashi


PREMIAÇÃO DO TÊNIS DE MESA
TORNEIOS MASCULINO E FEMININO
Modalidade Dia Ouro Prata Bronze
Individual Masculina 11 ago Long Ma - CHN Jike Zhang - CHN Jun Mizutani - JPN
Equipe Masculina 17 ago CHINA JAPÃO ALEMANHA
Individual Feminina 10 ago Ning Ding - CHN Xiaoxia Li - CHN Song I Kim - PRK
Equipe Feminina 16 ago CHINA ALEMANHA JAPÃO


Eventos do Tênis de Mesa

As fotos tiradas da Internet do site do Globo Esporte mostram: a primeira o jogo de Tenis de Mesa da Final Individual Feminina entre as chinesas Ning Ding que
foi a vencedora e ganhou a Medalha de Ouro e Xiaoxia Li que ficou com a Medalha de Prata e a segunda as vencedoras após a premiação.

Retorna ao Início da Página



Badmington

Um Breve Histórico do Esporte Badmington

O Badmington é um esporte com pouca popularidade no Brasil e caracterizado por ser um misto de Tênis e Vôlei de Praia jogado com uma peteca e uma raquete. Sua origem não é bem conhecida, mas a Modalidade que se conhece hoje teve início na Índia. Nascido sob o nome de Poona, o esporte ganhou força quando, ainda no Século XIX, oficiais britânicos em missões na Índia, após entrar em contato com o Poona aderiram à sua prática e resolveram levar o esporte para a Europa. Na década de 1870, o Poona, já na Inglaterra, foi rebatizado como Badmington, após ganhar uma nova versão e ser praticado em Badmington House, pelas filhas do dono da propriedade o Duque de Beaufort's, em Gloucestershire.

Depois de se difundir por outros países nas décadas seguintes, o esporte viu seus praticantes se organizarem e fundar, em 1934, a Federação Internacional de Badminton a hoje Federação Mundial de Badminton – BWF, com sede em Gloucestershire. No início, eram oito nações filiadas: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales. A entrada oficial do Badmington nas Olimpíada, quando a Modalidade passou a distribuir Medalhas é recente, ocorreu em Barcelona - 1992, quando a Indonésia brilhou, com as conquistas das Medalhas de Ouro por Susi Susanti no Feminino e Allan Budi Kusuma no Masculino. Nas Duplas, a vitória ficou com os coreanos Kim Moon-soo e Park Joo-bong.

No Brasil, a prática do Badmington tornou-se competitiva a partir de 1983, quando foi disputada a primeira edição da Taça São Paulo. A Confederação Brasileira de Badmington, só foi fundada em 1993. Hoje a entidade conta com 15 Federações filiadas, já a Federação Mundial tem 179 países filiados. Em 1995, a Modalidade foi disputada nos Jogos Pan-americanos de Mar del Plata na Argentina e firmou-se no evento, sendo jogada até hoje. Em 2007, nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, o Brasil finalmente conquistou sua primeira Medalha de Bronze com a dupla Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo e o Esporte passou a ser mais conhecido. Como o Brasil nunca disputou uma Olimpíada no Badmington, a estréia do país nos Jogos foi no RIO 2016, mas o Brasil não conseguiu subir ao pódio.

O Badmington é o esporte de raquetes mais rápido do planeta, enquanto no Tênis o saque mais veloz já registrado atingiu 263km/h, do australiano Samuel Groth, no Badmington a velocidade da peteca em um jogo profissional pode ultrapassar os 300km/h. Existem, na atualidade, seis Torneios principais promovidos pela BWF: Thomas Cup - Campeonato Mundial Masculino de Equipes, Uber Cup - Campeonato Mundial Feminino de Equipes, Sudirman Cup - Equipes Mistas, World Championship, World Juniors e World Grand Prix Finals.

O jogo é acompanhado por um árbitro que marca os pontos e aplica as regras necessárias. Cada jogador usa uma raquete para bater na peteca e o objetivo do jogo é fazer com que a peteca toque o campo do adversário, passando por cima da rede e quando isto acontece é contabilizado um ponto. Quando o jogador joga a peteca para fora da quadra, o ponto é contabilizado para o adversário. O jogo é dividido em três games ou sets e é vencido pelo jogador Simples ou pela Dupla que ganhar dois ou três games. O vencedor de um set é quem marca 21 pontos primeiro.

Caso haja empate por 20 a 20, vence o competidor que conseguir abrir dois pontos de diferença primeiro ou até que alguém chegue a 30 pontos. Alguns fundamentos do Tênis de Mesa foram baseados no Tênis, o sacador tem que sacar em sua diagonal dentro de um retângulo, se ele conseguir o ponto continua sacando, caso contrário o saque passa para as mãos do adversário. No jogo Simples ou em Duplas é proibido dar dois toques na seqüência do mesmo lado da quadra.

Os melhores países do mundo em Badmington são a Indonésia e a China, tendo os dois juntos conquistado 70% de todos os eventos da Federação Mundial de Badmington - WBF. Os mesotenistas da Indonésia lideram o Ranking Mundial em todas as categorias do Badmington, sendo o seu país o número um do ranking da WBF. A Thomas Cup só foi ganha por três países desde que foi criada em 1948: Indonésia, Malásia e China.



O Badmington nos Jogos Olímpicos - RIO 2016 -

A Modalidade Badmington, na Olimpíada RIO 2016, foi realizada entre os dias 11 e 20 de agosto, com a disputa de cinco Provas. O Brasil esteve representado com dois jogadores, um homem e uma mulher: Ygor Coelho de Oliveira - na Categoria Simples Masculina e Lohaynny Vicente - na Categoria Simples Feminina, participando de dois Eventos. Ambos obtiveram a décima sétima colocação em suas Categorias.

Apesar da rede e da raquete, engana-se quem pensa que o Badmington é idêntico ao Tênis, só que jogado com uma peteca. As regras e a pontuação são bem diferentes: no Badmington, as partidas são disputadas em melhores de três games, com 21 pontos cada. Nos Torneios do RIO 2016 foram cinco Eventos com Medalha – dois de Simples - Masculino e Feminino e três de Duplas - Masculino, Feminino e Misto. Todas as Competições tem uma Fase de Grupos Classificatória, seguida por Etapas Eliminatórias até a Final.

Desde a estréia do Badmington nos Jogos Olímpicos, apenas um mesatenista não asiático conquistou o Ouro no esporte: o dinamarquês Poul-Erik Hayer Larsen, que venceu o Torneio Masculino de Simples em Atlanta - 1996. No RIO 2016 o chinês Lin Dan, Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim - 2008 e Londres - 2012, foi derrotado pelo dinamarquês Viktor Axelsen na disputa pela Medalha de Bronze.

PARTICIPAÇÃO NO BADMINGTON
TORNEIO MASCULINO E FEMININO
46 Países
172 Mesotenistas
5 Modalidades de Provas
15 Medalhas

As Provas de Badmington no RIO 2016 foram disputadas no Rio Centro principal Centro de Convenções e Exposições da cidade, tendo o Badmington utilizado o Pavilhão 4.



PREMIAÇÃO DO BADMINGTON
TORNEIOS MASCULINO E FEMININO
MODALIDADE DIA OURO PRATA BRONZE
Duplas Mistas 16/17 ago Tontowi Ahmad e Liliana
Natsir - INA
Peng Soon Chan e Lin Ying
Goh - MAS
Nan Zhang e Yunlei Zhao - CHN
Duplas Femininas 18 ago Misaki Matsutomo e Ayaka
Takahashi - JPN
Christinna Pedersen e Kamilla Ryther
Juhl - DEN
Kyung Eun Jung e Seung Chan
Shin - KOR
Duplas Masculinas 18/19 ago Haifeng Fu e Nan Zhang - CHN Shem Goh V e Wee Kiong
Tan - MAS
Marcus Ellis e Chis Langridge - GBR
Simples Feminina 19 ago Carolina Marin - ESP Shindhu PusarL V - IND Nozoni Okuhara - JPN
Simples Masculina 20 ago Long Chen - CHN Ching Wei Lee - MAS Viktor Axelsen - DEN


Eventos do Badmington

Os três conjuntos de fotos mostram na sequência:

  • O jogo entre B. Leverdez da França e Must R. da Estônia no dia 13 de agosto, na Primeira Fase da Competição, vencido pelo francês por 2x1.

  • O jogo entre Lin Dan da China e Viktor Axelsen da Dinamarca no dia 20 de agosto, na Final da Competição, vencido pelo dinamarquês por 2x1. Este resultado deu a Medalha de Bronze ao dinamarquês e tirou da competição o chinês bicampeão da Prova vencedor em Pequim - 2008 e Londres - 2012. Jogo emocionante.

  • O jogo entre o chinês Long Chen e o malásio Ching Wei Lee no dia 20 de agosto, na Final da Competição, vencido pelo chinês por 2x0. Este resultado deu a Medalha de Ouro à China e a Madalha de Prata à Malásia.


RIO 2016 - REGIÃO DA BARRA DA TIJUCA Basquetebol e Handebol Judô e Lutas Olímpicas Esgrima e Taekwando Ginástica Artística Ginástica Rítmica
Ginástica de Trampolim
Natação
Nado Sincronizado Polo Aquático
Saltos Ornamentais
Ciclismo de Pista
Tênis e Golfe
Levantamento
de Peso e Boxe
Tênis de Mesa
Badmington
Atletismo - Marcha Atlética
Ciclismo de Estrada



Retorna à página JOGOS OLÍMPICOS - RIO 2016
Retorna ao início da página