JOGOS OLÍMPICOS
RIO 2016
Os Jogos Olímpicos
no Rio de Janeiro
RIO 2016
Região do Maracanã
RIO 2016
Região da Barra da Tijuca
RIO 2016
Região de Copacabana
RIO 2016
Região de Deodoro

RIO 2016 - REGIÃO DE COPACABANA


Mapa da Região de Copacabana com suas Arenas e Eventos

ARENAS EVENTOS
Forte de Copacabana (53) Maratona Aquática
Ciclismo de Estrada
Praia de Copacabana Triatlo
Parque do Flamengo (3)
Marina da Glória (58)
Vela
Estádio de Remo da Lagoa (8) Canoagem
de Velocidade
Remo
Arena de Vôlei de Praia (59) Vôlei de Praia
Retorna ao Início da Página



Forte de Copacabana e Praia de Copacabana -

O percurso das Maratonas Aquáticas fica localizado nas águas calmas da Praia de Copacabana, protegidas pelo pontão natural onde se situa o Forte de Copacabana. Foram construídas instalações tempoporárias para 5.000 lugares ao longo da Av. Atlântica voltados para a praia, garantindo uma visão privilegiada de todo o percurso e de sua beleza natural. Estas instalações foram utilizadas para as Maratonas Aquáticas, para o Triatlo e para o Ciclismo de Estrada - Prova de Estrada.

Antes das Olimpíadas foram realizados no local os Eventos-teste: Aquece Rio Qualificatório de Triatlo Olímpico e Mundial de Paratriatlo em 01 e 02/08/2015, o Aquece Rio Desafio Internacional de Ciclismo de Estrada em 16/08/2015 e o Aquece Rio Evento Internacional de Maratona Aquática em 22 e 23/08/2015.

O Forte de Copacabana e a Praia de Copacabana tradicionalmente são locais onde são realizadas estas provas em competições internacionais, foi inclusive utilizada nos Jogos Pan-americanos de 2007. Um dos pontos turísticos mais importantes do Rio de Janeiro ainda oferece uma oportunidade do público poder assistir as competições de qualquer lugar ao longo de toda a Praia, o que dá aos eventos um clima de grande festa. As areias de Copacabana já estão acostumadas a receber estruturas temporárias para eventos esportivos e outros tipos de eventos, com capacidade de reunir milhares de espectadores criando uma atmosfera de grande vibração em toda a orla.


Conjunto de fotos da Praia de Copacabana e do Forte de Copacabana

Retorna ao Início da Página



Parque do Flamengo - Marina da Glória -

A Marina da Glória, localizada no Aterro e Parque do Flamengo, em frente ao Bairro da Glória possue um dos principais atracadouros de barcos do Rio de Janeiro assim como ponto de partida para passeios pela Baía de Guanabara. O Parque do Flamengo ocupa uma grande parte da orla da zona sul do Rio de Janeiro, que se estende do Centro da Cidade até a Enseada de Botafogo. Se trata de um imenso aterro com grandes áreas verdes e inúmeros locais para atividades de lazer e esportes, possuindo ainda ampla faixa de praia.

A Marina da Glória foi a primeira instalação testada para os Jogos Olímpicos, em etapa do Campeonato Mundial de Vela, em agosto de 2014. Um ano depois, foi realizado o segundo evento-teste da modalidade. Para assegurar a revitalização necessária e de forma sustentável, foi criada, em julho de 2013, uma comissão especial com membros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, do Instituto dos Arquitetos do Brasil - IAB e da Prefeitura do Rio de Janeiro. Foram estabelecidos por esse grupo, e publicados no Diário Oficial em março de 2014, os parâmetros de ocupação para a área da Marina da Glória que visam valorizar a paisagem cultural do Parque do Flamengo.

O Parque do Flamengo tem como pano de fundo o Pão de Açúcar e o Corcovado e toda a sua extensão oferece uma das mais belas paisagens da cidade, habitualmente o Parque já e palco de vários eventos de corrida da cidade, inclusive a Maratona e a Meia-Maratona do Rio, eventos sempre muito concorridos. Um píer temporário com capacidade para 10.000 espectadores foi construído na Praia do Flamengo, em frente ao local proposto para o percurso final da disputa da Medalha de Ouro.


Conjunto de fotos do Parque do Flamengo e da Marina da Glória

Retorna ao Início da Página



Estádio de Remo da Lagoa -

Na Canoagem de Velocidade, os atletas aceleram a bordo de caiaques ou canoas que utilizaram a Lagoa Rodrigo de Freitas localizada no coração da cidade, cercada por belas montanhas, pela Floresta da Tijuca e pela Estátua do Cristo Redentor, no alto do Corcovado.

O local fica a apenas dez minutos das praias e hotéis de Ipanema e Copacabana, sendo outro local de vista previlegiada da cidade do Rio de Janeiro.

A Lagoa já é tradicionalmente considerada a principal casa do Remo e da Canoagem brasileiros, por isto nela fica localizado o Estádio de Remo da Lagoa, nela existente desde 1954. O Estádio recebeu reformas que deixaram legado para essas modalidades, incluindo acomodações para atletas em treinamento, uma nova torre de chegada e uma nova garagem de barcos. O estádio ganhou uma capacidade de 14.000 lugares para os Jogos.

Os clubes de remo sediados na Lagoa e a Confederação Brasileira de Remo - CBR, foram os beneficiados de forma significativa por essas melhorias. A Lagoa devido a sua localização também facilita que as provas sejam apreciadas de diversos pontos o que facilita a participação do público ao seu redor.

Retorna ao Início da Página



Arena de Vôlei de Praia -

Nas areias da Praia de Copacabana já virou hábito construir Arena temporária para sediar os jogos de Vôlei de Praia que ali se realizam de tempos em tempos. Novamente isto ocorreu nos Jogos Olímpicos - RIO 2016, uma Arena foi construída temporariamente na Praia para receber as partidas de Vôlei de Praia. A Arena tinha capacidade para 12.000 espectadores, com 21 metros de altura e uma área total construída de 62 mil metros quadrados de infraestruturas esportivas, incluindo mais 2 quadras de aquecimento além da quadra principal e 4 quadras de treinamento.

A instalação esportiva para os jogos ocupou uma faixa de 90m de largura por 800m de comprimento da faixa de areia da praia, sendo que foram 100 dias de construção na Praia de Copacabana, 13 dias de competição e 45 dias de desmontagem. A instalação durante todos os dias de competição recebeu 408.000 espectadores nacionais e internacionais. Sua construção foi de responsabilikdade Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos - RIO 2016, o projeto foi desenvolvido pela arquiteta do comitê Luísa Xavier e construído em conjunto com o Consórcio Rohr-Fast.


Fotos da Arena do Vôlei de Praia nas areias de Copacabana

As fotos da Arena do Vôlei de Praia foram obtidas de fotos da Internet.

Retorna ao Início da Página



Megastore das Olímpíadas

Em quase todos os locais em que ocorreram Eventos ligados aos Jogos Olímpicos existiam lojas destinadas a vender lembranças dos Eventos. No entanto as grandes lojas destinadas às compras de objetos ligados às Olimpíadas estavam localizadas na Região de Copacabana nas areias da Praia e na Região da Barra no Centro Olímpico do Rio - COT.

O conjunto de fotos ao lado mostra a Megastore localizada na Praia de Copacabana, em frente a Rua Figueiredo Magalhães.



RIO 2016 - REGIÃO
DE COPACABANA
Maratona Aquática
Vôlei de Praia
Triatlo Vela Canoagem de Velocidade
Remo
Atletismo - Marcha Atlética
Ciclismo de Estrada



Retorna à página JOGOS OLÍMPICOS - RIO 2016
Retorna ao início da página