JOGOS OLÍMPICOS
RIO 2016
Os Jogos Olímpicos
no Rio de Janeiro
RIO 2016
Região do Maracanã
RIO 2016
Região da Barra da Tijuca
RIO 2016
Região de Copacabana
RIO 2016
Região de Deodoro

RIO 2016 - REGIÃO DE DEODORO


Mapa da Região de Deodoro com suas Arenas e Eventos

ARENAS EVENTOS
COMPLEXO ESPORTIVO DE DEODORO
Estádio Olímpico de Canoagem Slalom (13) Canoagem Slalom
Centro Olímpico BMX (14) Ciclismo BMX
Centro de Mountain Bike (15) Ciclismo Mountain Bike
Centro Olímpico de Hipismo (18) Hipismo de Adestramento
Hipismo CCE
Hipismo de Saltos
Centro Olímpico de Hóquei (47) Hóquei sobre Grama
Arena da Juventude (19) Pentatlo Moderno - Esgrima
Centro Aquático de Deodoro (54) Pentatlo Moderno - Natação
Estádio de Deodoro (19) Pentatlo Moderno - Hipismo e Evento Combinado - Tiro e Corrida
Rugby de 7
Centro Olímpico de Tiro (57) Tiro Esportivo

O Complexo Esportivo de Deodoro foi construído para receber os Jogos Pan-americanos de 2007 e os V Jogos Mundiais Militares de 2011, já possuia uma área de competição permanente construídas incluindo: o Centro Nacional de Tiro; a Piscina do Pentatlo Moderno; o Centro Nacional de Hipismo e o Centro de Hóquei Sobre Grama. Em julho de 2014, a Prefeitura do Rio de Janeiro deu início às obras de adaptações destas áreas e também da construção de novas áreas necessárias para atender aos Jogos Olímpicos - RIO 2016.

O local ganhou mais três instalações permanentes: a Arena de Deodoro conhecida como Arena da Juventude, a Pista de Ciclismo BMX e o Circuito de Canoagem Slalom. O Centro de Mountain Bike embora seu circuito seja permanente, sua estrutura de apoio é temporária e o Estádio de Deodoro é uma instalação totalmente provisória. As intervenções necessárias para atender à Olimpíadas foram coordenadas pela Prefeitura e realizadas com recursos do Governo Federal.

Retorna ao Início da Página



Estádio Olímpico de Canoagem Slalon -

O Estádio Olímpico de Canoagem Slalom foi construído para os Jogos Olímpicos - RIO 2016 e faz parte do Parque Radical do Rio juntamente com o Ciclismo BMX e Ciclismo Mountain Bike. É constituído de um percurso permanente, com dimensão de 250 metros com novas áreas de apoio permanentes e temporárias.

O Estádio é um legado que será mantido após os Jogos para a cidade para o treinamento esportivo de alto rendimento e também para lazer, fazendo parte do Centro Olímpico de Treinamento - COT de Deodoro, nos mesmos moldes do COT da Região da Barra. Sua capacidade é de 8.000 acentos.

Conjunto de fotos do Estádio Olímpico de Canoagem Slalom.

Retorna ao Início da Página



Centro Olímpico BMX -

O Centro Olímpico de Ciclismo BMX foi uma nova construção feita especialmente para os Jogos Olímpicos - RIO 2016, situando-se dentro do chamado Parque Radical do Rio.

As arquibancadas podem acomodar 7.500 pessoas. É uma pista permanente de BMX com o percurso estimado entre 300 e 400 metros. Embora a pista seja permanente, algumas instalações de áreas de apoio serão temporárias e desmontadas após os Jogos.

Conjunto de fotos do Centro Olímpico de BMX.

É um esporte próprio para manobras radicais com direito a saltos e tombos espetaculares. É a Modalidade Olímpica mais nova do Ciclismo. O Centro Olímpico de BMX é mais um legado que será mantido após os Jogos para a cidade para o treinamento esportivo de alto rendimento e também para lazer, fazendo parte do Centro Olímpico de Treinamento - COT de Deodoro, nos mesmos moldes do COT da Região da Barra.

Retorna ao Início da Página



Centro de Mountain Bike -

O Parque Olímpico de Mountain Bike estava localizado dentro do Parque Radical do Rio durante as Olimpíadas, mas diferente dos outros dois se constituiu de uma estrutura inteiramente temporária.

É formado de um percurso com cerca de 6.000m altamente técnico e diversificado, com diferenças significativas de altura e feito com segmentos que permitirão aos competidores passar pela platéia mais de uma vez durante a prova. Tinha um capacidade de 5.000 assentos e de 20.000 pessoas em pé.

Conjunto de fotos do Centro Olímpico de Mountain Bike.

O Percurso de Treinamento permanece após a conclusão dos Jogos RIO 2016, como legado para o treinamento esportivo de alto rendimento e também para o lazer, para desafiar os ciclistas com subidas, descidas e obstáculos naturais.

Retorna ao Início da Página



Centro Olímpico de Hipismo -

O Centro Olímpico de Hipismo fica localizado no Núcleo de Deodoro próximo ao Centro Nacional de Tiro. Construído para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, o centro foi projetado de acordo com os padrões da Federação Equestre Internacional - FEI para Competições Internacionais.

O complexo tem área aproximada de 1.000.000m². Para os Jogos Olímpicos suas instalações foram restauradas, a Pista de Cross-country, as Pistas de Treinamento e a Arena de Saltos e Adestramento foram adaptadas e ampliadas. O Centro ganhou uma nova Clínica Veterinária e acomodações para tratadores e veterinários, 72 apartamentos de 3 quartos, que ficarão como legado após os Jogos.


Vista Geral do Centro Olímpico de Hipismo obtida na
Internet no Wikipédia
O Centro é uma instalação totalmente integrada às facilidades do Centro Olímpico de Treinamento localizado em Deodoro, e já é um grande Centro do Hipismo no Brasil. Além disso o Centro de Hipismo é e continuará sendo utilizado na realização de grandes competições, como os V Jogos Mundiais Militares do CISM, ocorridos em 2011. Atulamente é utilizado pelo Centro Olímpico de Treinamento e Escola de Equitação do Exército Brasileiro. Tem uma capacidade de 20.000 assentos.

Conjunto de Fotos do Centro Olímpico de Hipismo durante as apresentações

Retorna ao Início da Página



Centro Olímpico de Hóquei -

A Região de Deodoro é o lar da Seleção Brasileira de Hóquei sobre Grama e ali foram disputados suas partidas nos Jogos Pan-americanos de 2007. Para os Jogos Olímpicos as instalações foram totalmente reconstruídas com o objetivo de garantir o pleno atendimento aos requisitos e exigências referentes às Competições Olímpicas. Com as adequações necessárias o Centro Olímpico de Hóquei atendeu totalmente às exigências.

Como legado o Centro de Hóquei será mantido para Competições Nacionais e Internacionais de Hóquei sobre Grama e como Centro Olímpico de Treinamento. A capacidade do Centro é de 10.000 assentos na quadra principal e 5.000 na quadra secundária.

Retorna ao Início da Página



Arena da Juventude -

A Arena de Deodoro também conhecida como Arena da Juventude foi uma instalação nova, localizada no coração da Região de Deodoro, a menos de 300 metros da Estação Ferroviária da Vila Militar, podendo ser alcançada a pé a partir de competições de outros esportes também disputados na região.

É uma estrutura pemanente que nos Jogos Olímpicos foi utilizada para as disputas do Pentatlo Moderno na Modalidade Esgrima, com capacidade para 2.000 assentos permanentes e 3.000 assentos temporários. Antes dos Jogos a Arena teve como um evento-teste sediar a Segunda Etapa da Copa do Mundo da UIPM de 10 a 14 de março de 2016.


Vista da Arena da Juventude obtido na Internet no Wikipédia.

A Arena construída estrategicamente nessa região irá ampliar o legado dos Jogos Pan-americanos RIO 2007, que gerou um aumento significativo na participação esportiva entre os jovens de comunidades locais. Além disso, a Arena será integrada ao conjunto de instalações do Centro Olímpico de Treinamento - COT de Deodoro.

Retorna ao Início da Página



Centro Aquático de Deodoro -

O Centro Aquático de Deodoro recebeu o Pentatlo Moderno na sua Modalidade Natação. Com cerca de 300 metros de distância das outras instalações, esta proximidade permitiu que os espectadores e clientes credenciados dos Jogos podessem acompanhar de perto todos os eventos de diferentes esportes.

O Centro Aquático já foi um legado dos Jogos Pan-americanos de 2007 e recebeu reformas e adequações para atender às necessidades dos Jogos Olímpicos - RIO 2016, desta forma continuará a ser utilizado para treinamento de atletas integrado às demais instalações do Centro Olímpico de Treinamento - COT de Deodoro para a Natação do Pentatlo Moderno.

Retorna ao Início da Página



Estádio de Deodoro -

O Estádio de Deodoro, uma instalação provisória para os Jogos Olímpicos - RIO 2016, recebeu as competições de Pentatlo Modermo na Modalidade de Hipismo e no Combinado de Atletismo e Tiro e também o Rugby de 7. Esta Modalidade que exige bravura, habilidade e velocidade fez sua estréia Olímpica no RIO 2016, com Torneios Masculino e Feminino, mas não é a primeira vez que aparece nos Jogos, a sua versão para 15 jogadores foi disputada nos Jogos de Paris em 1900 e em 1924.

Este Estádio temporário foi construído sobre um Campo de Pólo existente, ao lado da Arena de Deodoro e do Centro Aquático de Deodoro. A proximidade entre as instalações permitiu que os espectadores e clientes credenciados dos Jogos podessem se deslocar a pé entre elas. Este Estádio possuia uma capacidade de 20.000 assentos.

Vista do Estádio de Deodoro obtido na Internet no Wikipédia.

Retorna ao Início da Página



Centro Olímpico de Tiro -

O Centro Olímpico de Tiro Esportivo foi construído para os Jogos Pan-americanos - Rio 2007 de acordo com os padrões da Federação Internacional de Tiro e precisou de pequenos ajustes para os Jogos Olímpicos - RIO 2016. O centro conta com instalações permanentes para atletas e oficiais técnicos, e está totalmente equipado com estandes de tiro para todas as Modalidades do Tiro Esportivo.

O Centro de Tiro já era e vai continuar sendo utilizado como centro de treinamento de alto desempenho, essa instalação será totalmente integrada ao Centro Olímpico de Treinamento, deixando um legado para todas as Modalidades do Tiro Esportivo e é um importante centro deste esporte para o Brasil. É um Centro Olímpico de Treinamento, utilizado diariamente pela Federação Brasileira de Tiro e Treinamento das Forças Armadas do Brasil, que apoiam a constante operação e manutenção do centro.

A capacidade de assentos para os Jogos Olímpicos foi: de 1.000 assentos para Preliminares de Tiro ao Prato; 2.000 assentos para as Finais de Tiro ao Prato; 1.600 assentos para as Finais de Tiro; 1.000 assentos para o Alvo a 10m; 750 assentos para Alvo a 50m e 500 assentos para Alvo a 25m.

RIO 2016
REGIÃO DE DEODORO
Canoagem Slalom
Hoquei sobre Grama
Ciclismo BMX
Ciclismo Mountain Bike
Hipismo Pentatlo Moderno
Rugby de 7
Tiro Esportivo
Tiro com Arco



Retorna à página JOGOS OLÍMPICOS - RIO 2016
Retorna ao início da página