Tijuca Tijuca - A Praça Saens Pena e seus Arredores Tijuca - O Eixo da Rua Haddock Lobo e seus Arredores Tijuca - O Eixo da Rua Conde de Bonfim e seus Arredores Tijuca - Rua São Francisco Xavier Tijuca - Praça Xavier de Brito e Praça Barão de Corumbá Tijuca - O Bairro do Maracanã e a Avenida Maracanã Tijuca - Os Bairros da Grande Tijuca Tijuca - Parque Nacional da Tijuca

TIJUCA - O BAIRRO DO MARACANÃ E A AVENIDA MARACANÃ



Bairro do Maracanã

A partir da inauguração do Estádio Mario Filho, mais conhecido como Estádio do Maracanã, em 1950 a região ao seu redor, que já era conhecida como Maracanã por causa do Rio, ganhou fama e tradição de futebol e se tornou um Bairro independente: O Bairro do Maracanã.

O Estádio e também a Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, foram construídos no local onde estava localizado o Derby Club, que foi criado em 1850, na casa do Conde Hersberg, genro do Major Suckow, e em 1868 ganhou um hipódromo. Nesta época a cidade tinha quatro hipódromos e a febre do turfe era muito grande, mas esta febre com o tempo foi diminuindo e o hipódromo foi vendido e a região ficou abandonada.

Na década de 1940 a região se transformou na Favela do Esqueleto. Em 1949 teve início a construção do Estádio e depois a UERJ ocupou o restante da favela e passou a ter seu principal Campus no local.



Vista do antigo Derby Club. Esta foto foi tirada do livro
Rio de Janeiro - Uma viagem no Tempo de Fernando
da França Leite.


Foto da construção do Estádio, podendo se ver ao fundo
a Pedra da Babilônia. Foto copiada do livro História
dos Bairros - Tijuca
editado por João Fortes Engenharia.



Fotos do Bairro do Maracanã tirada do alto do Morro do Corcovado e do Complexo Esportivo do Maracanã em 1998,
tirada do prédio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.


Vista do Maracanã e do Maracãzinho, foto tirada do alto do
Morro do Corcovado em 2010, quando o Estádio fez 60 anos.



Vista do Bairro do Maracanã e o seu relêvo tirada do
Viaduto Oduvaldo Cozzi, pode se ver o Estádio após a sua
reinauguração para a Copa das Confederações em 2013.

As duas fotos tiradas do Morro do Corcovado, mostram o Complexo Esportivo do Maracanã, totalmente reformado para a
Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.



As duas fotos foram tiradas da Entrada Principal do Maracanã que fica na Radial Oeste. A primeira mostra as arquibancadas
do Estádio de Atletismo Célio de Barros visto à frente dos prédios da Rua Eurico Rabello. Na segunda vemos a grande
passarela que liga a Estação do Metrô Maracanã com a entrada do Estádio e que também dá acesso ao Campus da UERJ,
após atravessar a Radial Oeste.



As duas fotos tiradas de dentro do Maracanãzinho mostram prédios da Rua Eurico Rabello.

Retorna ao Início da Página



Radial Oeste

O que na verdade se conhece como Radial Oeste não é uma rua ou avenida , mas um conjunto delas. Ela se inicia na saída da Avenida Marechal Rondom e na Rua São Francisco Xavier e atravessa toda a área onde fica a UERJ e o Maracanã com a denominação de Avenida Presidente Castelo Branco e segue cortando a Praça da Bandeira em seus dois lados como: Avenida Osvaldo Aranha e Rua Teixeira Soares.

A Avenida Osvaldo Aranha se interliga com o Viaduto dos Marinheiros e se constitui na pista de ligação Centro para a Zona Norte. A Rua Teixeira Soares se interliga a Avenida Presidente Vargas na pista de ligação com o Centro e se bifurca pela Rua Mirabeau Souto Uchôa que vai se encontrar com a Avenida Paulo de Frontin. Portanto a Radial Oeste é uma importante ligação entre o Centro, a Zona Norte e a Zona Sul da Cidade constituindos-se de uma área estratégica de grande complexidade.




Este conjunto se concentra na área do Maracanã. As seis primeiras fotos mostram a Estação do Metrô Maracanã totalmente restaurada e reiunaugurada em junho de 2014 para a Copa do Mundo. Ela possui uma grande passarela que saindo da Estação atravessa a Avenida Presidente Castelo Branco e depois de bifurcar para a Entrada Principal do Maracanã da Radial Oeste desembocando no imenso calçadão que cerca todo o Estádio e a outra parte que segue até o Campus da UERJ. Na sexta foto pode se ver prédios que ficam localizados na Avenida Maracanã.







As seis fotos em sequência mostram o Estádio do Maracanã, visto da passarela e da Radial Oeste. As fotos foram tiradas durante a
realização da Copa do Mundo no Brasil em junho de 2014 com o Estádio ornamentado com os símbolos da Copa.







As primeira foto acima mostra a passarela do Metrô e o calçadão do Maracanã tendo ao fundo o Campus da UERJ.
A segunda mostra a Radial Oeste tirada do calçadão em frente da Entrada Principal do Estádio.



As quatro fotos mostram outra passarela que atravessa a Radial Oeste, mas esta próxima a Avenida Maracanã entre as Estações do Maracanã e de São Cristóvão. As duas fotos acima mostram a passarela descendo no calçadão do Maracanã, próximo da Avenida Maracanã. As duas fotos abaixo mostram a passarela na parte coberta que atravessa a linha do Metrô e do trem da Estrada de Ferro Central do Brasil, indo desembocar na Rua Visconde de Niterói no Bairro de São Cristóvão.



Retorna ao Início da Página



Avenida Maracanã

No período entre 1920 e 1924 foram feitas diversas obras de canalização de rios e instalações de rede de captação de águas fluviais para melhorar as enchentes periódicas que inundavam a região. A Avenida Maracanã foi aberta em 1922 como parte destas obras e fez surgir na região novos loteamentos e novas ruas ao seu redor.

Esta Avenida é bastante extensa se estendendo desde a área próxima de São Cristóvão até a Usina, atravessando todo o Bairro do Maracanã, passando atrás da Praça Saens Peña, no trecho que aqui é mostrado, atravessando a Muda e terminando na Usina. Em toda a sua extensão segue o trajeto do Rio Maracanã. O Rio Maracanã já foi um dos mais importantes rios que cortavam a Tijuca, mas o que se vê hoje, embora correndo a céu aberto é apenas uma triste corrente cada vez mais poluída.



Gravura tirada de um postal antigo mostrando um trecho da
Avenida Maracanã sendo atravessado por um bonde.

Trecho da Avenida Maracanã próximo ao cruzamento com
a Rua São Francisco Xavier.


As fotos acima mostram a Avenida Maracanã com o Rio Maracanã, no trecho localizado depois do cruzamento da Rua Barão de Mesquita com a Avenida. A primeira foto abaixo mostra o trecho dos fundos do terreno que pertence ao Quartel do 1o Batalhão da Polícia do Exército que fica de frente para a Rua Barão de Mesquita, ao fundo é vista a torre do prédio que pertenceu à Fabrica da Cervejaria Brahma, que foi mantido pelo Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade, mas em seu terreno hoje funciona um Supermercado Extra. A segunda foto abaixo mostra o cruzamento da Avenida Maracanã com a Rua Pinto de Figueiredo.




Rio Maracanã em frente ao Shopping Tijuca.


Rio Maracanã e os prédios da Avenida Maracanã
entre eles o Shopping Tijuca.

O Maracanã em Tempo de Jogos Olímpicos - RIO 2016

O Maracanã no dia da Cerimônia de Abertura




O Maracanãzinho em dia de Competição de Voleibol






Continua na página TIJUCA - O BAIRRO DO MARACANÃ E A AVENIDA MARACANÃ
COMPLEXO ESPORTIVO DO MARACANÃ
 




Retorna à página TIJUCA
Retorna ao início da página